sábado, 22 de maio de 2010

ORIXÁS


A palavra ''Orixa'' Orisá vem da linguagem a fricana Iorubá, Ori= cabeça Xá=guardião, protetor, regente, guia ou seja Orixá significa guardião de cabeça, a força que nos guia atravez do equilibrium do poder da natureza criado por Olorun ou Olodumaré, ou seja Deus o criador do universo, Olorun quando criou a terra deu uma parte da natureza para cada filho que por motivos divinos e profeticos se tornaram Orixas, onde são intermediarios entre Olorun e os os Homens. Os Orixas trabalham na cabeça do Yaô( iniciante espiritual) onde aprendem a dançar e reviver tudo o que lhe foi de orgulho e nobresa em seus tempos carnais, cada orixa traz para o Yaô determinadas caracteristicas de personalidade e ego e cada um traz consigo o Odum que é o destino de cada Yaô concedido lhe dando pontos positivos e negativos que faz e completa cada ser humano. Existem no total 600 orixas, mas em algumas nações só são cultuados 17 os mais conhecidos e cultuados são:
Exu, Ogum, Oxossi, Logun edé, Oxum, Oxumarê Ossanha, Yemanjá, Xangô, Yansã, Obá, Ewá, Ibeji, Omulu, Nanã, Oxalá Guiã e Oxalá Lufã.



Exu- Orixá escravo, mensageiro, o rebelde, o principal intermediario entre os homens, o orixá mais humano de todos, a vitalidade, o praser, a alegria de elemento barro, 1° senhor dos caminhos, junto com ele traz qualidades de outros Exus como Bara, Legbará, Ibarabo e outros.

Ogum- Orixá guerreiro, rejente da guerra, irmão de Exu, orixá da proteção bruta, da tecnologia, de elemento Ferro, orixá da luta 2° senhor dos caminhos junto com ele traz qualidades de outros Oguns como Mejé, Onirè, Ajaká, Ogunjá e outros.

Oxossi- Orixá caçador, rei das matas e florestas, protetor dos animais, orixá da agricultura e da fartura, da alimentação, da riqueza, orixa da arte intelectual, 3° senhor dos caminhos, irmão de Exu e Ogum, orixa de elemento madeira e ferro, junto com ele tras seguidores como, Otyn, Odés, e qualidades como Odé Akueran, Irinlé, Imbualama, Karê, Dana Dana e outros.


Logun edé- Orixá caçador e pescador, o encontro das matas com o Rio, Filho de Oxossi com Oxum, principe dos orixas, orixa da beleza, da riqueza e da jovielidade, de elemento água doce e floresta e ouro, junto com ele traz qualidades como Odé loko, Gongobila e outros.


Oxum- Orixá feminina das águas doces, orixa do ouro, do brilho, pura vaidade, orixá do amor, fertilidade maternal, da riqueza e properidade, 2° esposa de xangô, mãe de Logun edé, orixá da pura beleza, a mais bela das orixas femininas, mãe das cacheiras junto com ela traz qualidades como oxum Ypondá, ye ye Karê, Apará, Ijimu, Oxum Ajagurá e entre outras.


Oxumarê- Orixá das serpentes, o encontro da água doce com água salgada, o orco iris, orixá dos riachos, do ciclo da continuação da vida, junto com eles traz qualidades como Araká, Benssé, Dan e outros.


Ossanha- Orixá das folhas, da medicina, o segredo e o misterio das plantas, junto com ele traz qualidades como Catendê e Aroni.

Yemanjá- Orixá Feminino Rainha do Mar, mãe dos oceanos, dona de todos os Oris, mãe de todos os orixás, orixá do sentimentalismo, do afeto familiar, orixá de grandeza, junto com ela traz qualidades como Yemanja Alodé, Sobá e yemanja Ogunté e outras.


Xangô- Orixá da Justiça, do fogo, Rei nagô, Orixá do poder, da liderança, senhor das pedreiras e erupções vulcanicas. junto com ele traz qualidades como xangô aganjú, Obacossó, Airá e entre outros.


Yansã- Orixá feminino dos ventos, das Tempestades, raios, trovões, furacões, mãe das almas
( eguns), 3° esposa de xangô, conhecida tambem como Oyá, Mulher Guerreira, orixá da paixão e da inpulsividade junto com ela traz outras qualidades como Oya IGbalé, Balé, Ogunitá e entre outras.

Obá- Orixá feminino de guerra, representa a reçaca das águas, protetora das mulheres injustiçadas, 1° esposa de xangô, Orixá que perdeu a orelha por amor ao seu marido xangô, junto com ela traz outras qualidades como Gideo e Obá Rewá.


Ewá- Orixa feminino da terra molhada, da terra fertil, orixá da guarda feminina, da virgindade, orxá caçadora que tambem mora nas matas, junto com ela traz qualidades como
Gebeuyin e Ewá Gyran.


Ibeji- Orixa criança gemeas, orixá da boa noticia, da alegria, da felicidade, do gosto bom de se viver, orixas dos doces, junto com eles vem Dôum que traz qualidades equivalentes à xangô, Oxum ,Oxossi e logun edé.


Omulu- Orixá velho filho de Nanã, orixá da cura para todas as doenças e pragas, traz com ele Abaluaiê e qualidades Ajagun, Arapanã, Akavan e entre outros.


Nanã- Orixá feminina velha, orixa da morte, do lodo do fundo do mar, o misterio da vida e da morte,1° esposa de Orixalá, junto com ela traz eguns e qualidades nanã Burukê, Ajapá, Abeneji e entre outros.


Oxala Guiã- Orixá superior guerreiro, orixá do progresso, da pureza, a juventude de Oxalá Lufã, junto com ele traz muita luz e qualidades como Eteko, Oxala okó e outros.


Oxala Lufã- Orixa supremo, o pai de todas as cabeças, pai de todos os orixas, senhor pai das luzes, senhor do mundo, a união de todos os orixas e suas forças, o pai maior com ele traz todos os orixas e qualidades como Ajagemo, Olofon e entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário